“A proteção ambiental é um três pilares da sustentabilidade. Os outros dois são a equidade social e a viabilidade económica. Juntos, fornecem a estrutura para a aplicação de soluções com vista a um mundo melhor.
Podemos representar o conceito através de um diagrama de Venn, com cada pilar representado por um círculo, sendo que o que os sistemas devem ambicionar é o centro desses círculos: o ponto onde os três se cruzam e se sobrepõem.
Cada pilar é um regime distinto, com seus próprios objetivos. Por exemplo, no pilar ambiental as metas podem incluir a conservação dos habitats, a redução da poluição e melhorias na qualidade do ar. No social, proteger a saúde humana, melhorar a educação das pessoas e garantir o acesso a recursos básicos, como a água. No económico, criar empregos, reduzir custos e alcançar lucro.
Um sistema que procure e maximize todos esses objetivos simultaneamente – proteger o meio ambiente, melhorar as questões sociais e colher benefícios económicos – é considerado sustentável. Quando um dos três pilares é fraco, compromete todos os outros.”
Saiba mais aqui: https://myplanet.pt/artigos/o-que-e-a-sustentabilidade/?gclid=CjwKCAjw5P2aBhAlEiwAAdY7dJpP6j9DEoIRGBJkLeLywFRAaEfRg3UAs9F0xVHs-tS2fuLuQuwY_hoCj7IQAvD_BwE


